segunda-feira, 10 de julho de 2017

Fábula



FÁBULAS

O medo

Na antiquíssima China houve um tempo em que Confúcio esteve recolhido num isolado ermitério. Contraíra um penoso mal-estar nos rins e, contra isso, entregou-se a uma rigorosa dieta: evitou comida, bebida e contactos humanos. Enfadado com a maleita interrompeu o caudal de sucessivos pedidos de audiências para conselhos e sentenças.
Seis meses depois, quando se sentiu recuperado, e sem que tivesse sido por saudades que não sentia, ou gosto em recomeçar a longa fila de lamúrias que sempre o aguardavam, decidiu-se a descer à aldeia. Chegara-lhe aos ouvidos rumores de uma iminente catástrofe. Situações calamitosas eram vulgares naqueles conturbados tempos, em que disputas, territoriais ou de soberanias ofendidas, se resolviam a golpes de espada. O Mestre granjeara fama merecida pelos seus conselhos sensatos imbuídos de uma filosofia prática destituída de especulações metafísicas: os filhos devem respeitar os pais, os mais novos devem respeitar os mais velhos, as tradições quando não ofensivas devem ser acatadas, “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”, sê compassivo e ama a justiça que ordena que se devolva a cada um o que de cada um se usurpou.
Desceu à aldeia, portanto. E o que viu e ouviu deixou-o estupefacto. Os habitantes temiam a noite! Relataram-lhe que, pela calada da noite, figuras fantasmagóricas desciam das colinas sobranceiras com sinistros archotes quais círios a arder, lençóis brancos a esvoaçar, gritos e uivos assustadores, tambores a rufar, passeavam-se pelos caminhos, perseguiam os viandantes noctívagos, saqueavam as caravanas dos cameleiros, golpeavam as janelas dos trabalhadores que repousavam, induziam pesadelos terríveis nas crianças. Enfim, Confúcio encontrou uma aldeia de gentes que outrora fora feliz, completamente aterrorizada.
O Mestre meditou algum tempo. Ensinara sempre a ser-se solícito, a tolerar os hábitos ancestrais, os direitos adquiridos, a terra a quem a trabalha. E as superstições aborreciam-no deveras. Pediu, então, que os habitantes se reunissem na praça e exortou-os com estas palavras:
“Em sessenta anos de vida nunca vi um espectro ou uma alma penada. Os mortos que enterrem os mortos! Se quereis expulsar criaturas que imaginais como demónios, pensai antes que só os vivos incomodam os vivos. Dizeis-me que eles vos assustam de noite e saqueiam os vossos campos e celeiros de madrugada. Pois bem! Cavai um fosso e erguei uma cerca ao redor da aldeia. A aldeia é pequena e vós sois bastantes. Armai-vos de chuços e gritai tão alto quanto puderdes.”
Os aldeões assim fizeram. Todos juntos e unidos dominaram os medos. Durante três noites os malfeitores investiram com urros horrendos, mas sem resultado algum. Os aldeões resistiram nos seus postos, confiantes na sua força e com a presença serena do Mestre. Pela terceira madrugada, já o sol se levantava, irromperam pelo fosso e pela cerca e atacaram em chusmas os mortos-vivos que deambulavam pelo vale dispersos e desorientados. Foi um ver-se-te-avias! Ei-los a fugir, desembaraçando-se dos lençóis e abandonando o produto dos saques!
O sossego regressou à aldeia. Confúcio regressou ao ermitério. Mais tarde uma embaixada de anciãos e jovens visitou-o para lhe agradecer a salvação, oferendo-lhe um gordo galo e outras viandas. Contaram-lhe então o que entretanto vieram a descobrir: os meliantes não eram senão criados e funcionários do mandarim, o qual caíra sob a alçada da justiça por corrupção, extorsão e outros crimes.
Disse Confúcio: “ Ide e preservai a terra comum, trabalhada pelo suor do vosso rosto! Não vos salvei, fostes vós com a vossa união! É pelo medo que os mandantes vos dominam. Quanto mais medo mais desemprego, quanto mais desemprego, mais fome e mais medo.”
Um ancião cofiou a longa barbicha e rematou:
“Sim, Mestre, é a economia do medo!”

NOZES PIRES

Sem comentários:

Enviar um comentário